Melhores leituras de 2018


11/01/2019
Aline Nascimento

Olá corujas!
Nos anos anteriores não fiz essa postagem de melhores leituras, apenas retrospectivas literárias, porém como no ano de 2018 fiz mais leituras acabei decidindo por realizar essa lista com as 10 melhores leituras e algumas menções honrosas.
Durante o ano de 2018 fiz a leitura de 45 livros foi meu record até o momento, minha meta era 50 livros mas confesso que fiquei bem satisfeita com a quantidade e principalmente pela qualidade das minhas leituras, afinal tenho uma filha pequena e de verdade não acreditava que seria um ano tão incrível assim de leituras, enfim vamos a lista dos melhores leituras de 2018.

  • Em 10° lugar:
  • A cor púrpura - Alice Walker
É um livro forte, necessário.
Escrito em formato de cartas, A cor púrpura traz como personagem Celie, uma mulher pobre e negra. Celie nunca teve direitos, seja eles direitos civis e morais, Celie sempre foi abusada fisicamente ou moralmente, seja pelo seu pai ou pelo seu Senhor que na verdade é seu marido. Um livro dolorido.

  • Em 9° lugar:
  • E assim que acaba - Colleen Hoover
Sempre tive uma afinidade com os livros da autora Colleen Hoover, são histórias que sempre me entrega algo a mais do que eu espero, e no livro E assim que acaba isso não é diferente, um livro que tem como tema violência doméstica, porém que nos apresenta um história de "verdade", não é algo romantizado ou apenas superficial é algo de verdade.

  • Em 8° lugar:
  • Volte para mim - Paola Aleksandra
Não sou uma leitora de romances de época, porém por ser um livro da booktube Paola queria muito conhecer essa história, e que surpresa boa, fui totalmente arrebatada pelos personagens e pelos detalhes dessa trama.

  • Em 7° lugar:
  • O ceifador - Neal Shusterman
Distopia é um dos meus gêneros favoritos, seja uma distopia clássica ou juvenil, mas confesso que já estou um pouco saturada das distopias juvenis sempre apresentar as mesmas coisas, porém li O ceifador e como é bom ter em mãos algo que gosto tanto. Nessa trama somos apresentados ao mundo "perfeito" aonde a tecnologia evoluiu tanto que não existe mais morte, porém para que não exista problema de crescimento populacional existe os ceifadores os únicos que podem por fim a uma vida. Vamos acompanhar nossos personagens Citra e Rowan que serão escolhidos como aprendizes de ceifadores. Uma distopia juvenil que vale a pena ser lida.

  • Em 6° lugar:
  • Um amor perdido - Alyson Richman
Um amor perdido foi uma grata surpresa em 2018, mesmo sabendo que livros que tem como cenário a Segunda Guerra Mundial geralmente são meus preferidos não tinha grandes expectativas com essa história. Mas Lenka a personagem principal ganhou meu coração nessa história.

  • Em 5º lugar:
  • A sombra do vento - Carlos R. Zafón
Muitos leitores são apaixonados pelas histórias do Zafón, afinal livros que falem de livros ganham um lugarzinho especial, eu nunca tinha lido nada do autor, confesso que não foi uma leitura rápida mas reconheço todo o encantamento que arrebata milhares de leitores, já adquiri o segundo livro e nos próximos meses quero realizar essa leitura.

  • Em 4° lugar:
  • Kindred - Octavia E. Butler
Meu último livro lido no ano de 2018 e não poderia ter fechado o ano melhor, é uma história incrível que me causou sensações, acompanhamos e sofremos com a personagem Dana que vive em 1976 com seu marido, porém sem motivos aparentes ela viaja no tempo voltando séculos atrás, em um tempo escravagista, Dana uma mulher negra não passará imune por essa época, é uma história forte, emocionante e necessária. Preciso ler mais livros da Octavia E. Butler.

  • Em 3° lugar:
  • O peso do pássaro morto - Aline Bei
O peso do passáro morto foi o ganhador do Prêmio de Literatura São Paulo 2018 e não tinha como ser diferente, Aline nos apresenta a história de uma mulher em suas várias fases da vida, é uma história sobre perdas em vários sentidos; mas acima de tudo Aline nos apresenta seu estilo, sua narrativa; é diferente de tudo que você já tenha lido, é bonita, é poética é Aline Bei.

  • Em 2° lugar:
  • O morro do ventos uivantes - Emily Brontë
O morro dos ventos uivantes não é apenas uma história com personagens cruéis e pervesos, é muito mais do que isso. Fiquei absolvida pela trama de Emily, imaginando como era possível criar algo tão sombrio e encantador ao mesmo tempo; ao longo da leitura é possível visualizar os cenários, as cenas e até sentir o ar pesado dessa história. Na minha opinião é uma das obras mais extraordinária da literatura mundial. 

  • Em 1° lugar:
  • Jane Eyre - Charlotte Brontë
Assim que terminei O morro do ventos uivantes precisava ter mais contato com as irmãs Brontë, sendo assim partir para Jane Eyre, não sabia mas estava lendo o melhor livro de 2018, virou um favorito da vida; é impossível não conectar-se com a peguena Jane, é uma das melhores personagens que já tive o prazer de conhecer. Leia Jane Eyre!


Menções honrosas:
Amoras - Emicida
A parte que falta em mim - Shel Silverstein
O conto de natal - Charles Dickens

Não poderia deixar de mencionar esses três livros de histórias rápidas mas que traz ensinamentos necessários para nós seres humanos.

Espero que vocês tenham gostado da minha lista de melhores leituras do ano, e me contem nos comentários qual sua melhor leitura de 2018. Um beijo!

Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Quase não li livros em 2018 e isso é algo que quero mudar agora, amei suas escolhas, já anotei alguns livros para poder conhecer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, amei seu post! Quero tanto terminar de ler O Morro dos Ventos Uivantes! Parece ser muito legal! Volte Para Mim é um livro que quero muito ler também.

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  3. Oii! O morro dos ventos uivantes está na minha lista há seculos mas você acredita que eu nunca o achei? Triste.

    Um minuto para o cosmo

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    Jane Eyre é meu livro preferido da vida, e Morro é um dos que mais gosto também. Na verdade, sou fã número 1 das Brontë,gosto de tudo o que elas escreveram!
    Esse ano pretendo ler A Cor Púrpura, espero que ano que vem ele também esteja na minha lista de melhores leituras!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  5. Oi, Aline
    Eu não li nenhum desses livros, mas eu vi muitos comentários sobre esse livro da CoHo, ela é cheia de polêmicas. Eu já quis ler clássicos mas vi que não é pra mim, é um vibe totalmente diferente do que leio.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee!!

    O Morro dos Ventos Uivantes está na minha lista ha muito tempo, desde que foi mencionado no livro Crepúsculo, hahah. Mas até hoje não consegui ler, infelizmente.

    Também quero ler Collen Hoover, porque faz tempo que ouço falar muito bem dos livros dela, mas ainda não tive a oportunidade de ler.

    Bjao
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler Colleen Hoover ainda não li nada dela. O ceifador to doida pra ler, parece ser um livro muito interessante.

    Aceita Café?

    ResponderExcluir