Amoras, Emicida


14/12/2018
Unknown

Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.


“Um livro que rega as crianças com o olhar cristalino de quem sonha plantar primaveras para colher o fruto doce da humanidade.” Sérgio Vaz

Amoras nos apresenta uma linguagem infantil cheia de ensinamentos necessários na formação de um ser. De forma poética, com frases curtas e de fácil entedimento e com belissímas ilustrações ele nos mostra como o rascismo não deveria mais existir no nosso dia a dia.

Nossa pequena personagem nessa história diz: - Papai, que bom, porque eu sou pretinha também! Quando comparada com pequenas amoras que quanto mais escuras são mais lindas e mais doces.

Sempre gostei de literatura infantil, acredito no poder dos livros na vida de uma criança e depois que tive a Isabela essa pequena biblioteca de livros infantis apenas cresce, assim que chegou o livro Amoras já fiz questão de ler e em seguida ler com ela, claro que com apenas um ano seu entendimento consiste em apenas apontar as ilustrações porém já acho incrível esses momentos que tenho a oportunidade de compartilhar com ela. Amoras é um livro que quero manter na biblioteca dela e continuar lendo constatemente. Além da temática rascismo, o livro cita alguns nomes como Martin Luther King entre outros que com certeza irá despertar a curiosidade dos pequenos. Enfim fica minha super indicação desse belo livro infantil, essencial para nossa cultura. 

Observações sobre autores/livro:

Aldo Fabrini Assayag nasceu em 1988, em São Paulo. Desde cedo, consome quadrinhos e filmes. Designer, trabalha em agência de propaganda, e ilustra por obsessão.
Emicida nasceu Leandro Roque de Oliveira, em uma casinha bem pobrezinha na parte Norte da cidade de São Paulo. Sua imaginação foi sua melhor amiga e o fez visitar mundos incríveis, tranformando-o em astronauta, desenhista, guerreiro, pirata, rei, pintoe, samurai e muitas outras coisas. Tudo sem sair de casa. Foi brincando com sua imaginação e com as palavras que Emicida descobriu sua habilidade de contar histórias fazendo poesias, e ele não parou nunca mais de fazer isso. Acreditou durante muito tempoque muitas coisas eram impossíveis. Hoje, acredita no contrário, e, por meio das histórias que conta, prova que tudo é possível. Amoras foi publicado em 2018 com 44 páginas pelo selo Companhia das Letrinhas. Classificação 5/5 ♥

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Quero muito lê *-*

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,
    Eu não ouço muito Emicida, tanto que não conhecia a música e livro...
    Mas achei a temática importante e super válida para ser abordada com crianças e até mesmo pessoas mais velhas.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. eu ja conhecia esse livro e acho toda a ideia dele muito incrível!! parabens pro emicida ter feito esse livro infantil cheio de consciencia

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Olá, Aline.
    Comecei a ler a resenha e já mandei mensagem para uma amiga comprar para a filha dela. Sei que ela vai mar e se identificar. E também vou querer é claro porque é o tipo de livro necessário termos na estante.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, tudo bem?
    Amei a temática! Livros infantis são incríveis portas de entrada para o mundo da literatura, e se houver representatividade, melhor ainda!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  6. Olá Aline,

    Eu não conhecia o livro e gostei muito do que você escreveu sobre ele, acho que minha filha vai adorar, dica anotada...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir