Esqueça o amanhã, Pintip Dunn


22/11/2017
Aline Nascimento

Em uma sociedade onde jovens recebem uma visão de seu futuro quando completam 17 anos, todos têm uma carreira a qual dedicar seus esforços. Um campeão de natação, um renomado cientista, um chef de sucesso... ou, no caso de Callie, uma assassina. Em sua visão, a garota se vê matando a própria irmã. Antes que ela possa entender o que aconteceu, Callie é presa – e a única pessoa capaz de ajudá-la é Logan, uma paixonite de infância com quem não fala há cinco anos. Agora, Callie precisa descobrir uma forma de proteger sua irmã da pior das ameaças: ela mesma.

Livro cedido em parceria pela editora Galera Record

Todos os indivíduos dessa sociedade são identificados pela sua data de nascimento Callie identificada como 28 de outubro está prestes a  completar 17 anos anos e assim receberá sua tão esperada memória do futuro, ao completar 17 anos todos conseguem saber o que acontecerá e qual será seu destino. Callie espera que seja uma grande chefe de cozinha, mas nada será como ela espera, sua memória mostrará que Callie matará sua irmã mais nova, Callie será uma assassina.

Após receber essa memória na AMFu (Agência Memória do Futuro) Callie é presa, dessa forma ela não poderá matar sua querida irmã, afinal o que eles disseminam é que sua memória recebida, ou seja, seu destino é impossível de ser modificado.  Callie aceita a prisão dessa forma ela se manterá longe e protegerá sua irmã dela mesmo. Porém após ser presa Callie começa perceber que algo está errado, será que seus governantes não são tão verdadeiros assim com a sociedade?

Callie terá a oportunidade de descobrir várias segredos e contará com ajuda do Logan seu ex melhor amigo/paixão. E tentará proteger sua irmã; afinal Jessa de apenas 6 anos tem dons o que traz mais preocupação pois todos sabem que ter dons em uma sociedade como essa não é permitido, Logan já perdeu seu irmão para as autoridades por também ter dons, Callie não deseja que Jessa tenha um destino parecido com do irmão de Logan; juntos eles tentarão descobrir os verdadeiros segredos desse governo e manter todos que amam vivos, mas Logan também tem seus segredos afinal ele se manteve afastado de Callie por cinco anos.

Solicitei essa obra para editora por ser uma distopia, afinal é um dos meus "gêneros" preferido, porém tive alguns problemas no decorrer desse livro, infelizmente a leitura não fluía, acho que o principal motivo foi não conseguir ter empatia pelos personagens, literalmente foi uma leitura fria, achei Callie uma personagem fraca, não conseguia identificar nada de bom além do sentimento de proteção com sua irmã, a autora deu muita ênfase para o romance do casal, o que na minha opinião não existia, afinal eles se mantiveram por um bom tempo afastado; desejava que ela tivesse focado nos problemas gerais e mais importantes daquela sociedade e isso não aconteceu, o que achei decepcionante, o livro tem sequências que ainda não foram publicados aqui no Brasil, porém ainda não decidi se darei continuidade nessa história, de qualquer forma fica a indicação de um livro que tem uma premissa bem interessante porém não foi bem desenvolvido.

Obsevarções sobre o autor/livro:

Pintip Dunn, sempre quis ser uma escritora. Com um diploma de Havard em Inglês e Literatura Inglesa, seu sonho nunca esmoreceu. Com um J.D na prestigiada escola de Direito de Yale, onde publicou um artigo sobre o papel dos juízes, ela mora em Maryland com o marido e os filhos. Saiba mais: www.pintipdunn.com. Esqueça o amanhã foi publicado pela Galera Record em 2017 com 383 páginas. Classificação: 3/5

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Olá, Aline.
    Eu acho a premissa desse livro muito interessante, por isso quero ler. Já tinha lido outras resenhas dele, todas elogiosas. que pena que o livro não funcionou tão bem para você. quando não se tem uma ligação com os personagens fica dificil amar a história. Eu vou querer ler, mas só quando publicarem todos os livros por aqui.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil já li algumas resenhas positivas dele mesmo, isso é o mais bacana poder acompanhar opiniões diferentes, leia sim espero que funcione melhor para você.
      Beijos

      Excluir
  2. Que pena que os personagens não cativam :( personagens assim, frios e que não se aproximam do leitor podem acabar com o potencial de uma história. Isso me lembrou da Katniss em Jogos Vorazes. Gosto do livro, mas o estilo robô sem sentimentos dela me dava nervoso. E o livro em questão parece ter uma trama muito boa, repleta de ação e dúvidas quanto ao tal destino misterioso, desperta uma certa curiosidade, mas a parte dos personagens é mesmo decepcionante :/

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol é verdade ele tem uma trama muito boa, mas infelizmente a questão dos personagens acabou esfriando a história....
      Beijos!

      Excluir