O Vespeiro, Kenneth Oppel


13/09/2017
Brubs.

O celebrado autor Kenneth Oppel cria uma obra-prima que explora a diversidade e as deficiências, os medos e os sonhos e o que realmente une uma família.
Algumas crianças veem o verão como um tempo de alegria e brincadeiras. Mas para Steve é apenas mais um período de preocupação e ansiedade. Seu irmão recém-nascido está lutando pela vida... E ninguém sabe se ele conseguirá vencer essa batalha. Como seus pais ficarão se o pior acontecer? Além de tudo, ainda há um vespeiro no telhado de sua casa... Ele é alérgico! Quando uma vespa-rainha invade seus sonhos com uma solução para todos os problemas, Steve acha que tudo se resolverá, ele só precisa dizer sim. Mas sim é uma palavra muito poderosa... Será possível voltar atrás?


Livro cedido em parceria pela editora Galera Record

Quando a patroa Aline me mandou os livros que poderia ser solicitado a editora e eu li sobre O Vespeiro logo me interessei, por ser um thriller psicológico e por conter vespas, achei tudo mundo diferente e inovador. E foi diferente e inovador para minha alegria.

Como diz na sinopse, Steve tem um irmãozinho recém – nascido que sofre com um problema cognitivo, os pais de Steve vivem pelo bebê, indo quase todo dia ao hospital, o próprio Steve sofre de ansiedade e tem ataques de pânico. Para piorar a situação, com a chegada do calor vespas acabam criando um vespeiro do lado de fora da casa do Steve, e para piorar a situação, depois de um picada, Steve descobre que é alérgico. Porém essas vespas, não são comuns, tem algo de diferentes nelas.

Steve, começa a ter sonhos e nesses sonhos aparecem anjos falando que iram criar um novo bebê e que esse novo bebê, substituirá o irmão de Steve, porém esses anjos não se parece com anjos que estamos acostumados a ver, tem outra forma, uma forma de vespa-rainha e apenas um sim de Steve poderá resolver todos os problemas, mas será que é tão simples assim? E também tem o amolador de facas que sempre aparece na rua de Steve e pelo que parece só Steve e sua família que o vê...

Bom. O Vespeiro, foi um grande achado, um livro que me prendeu do inicio ao fim, que me fez ter arrepios devido as vespas, realmente foi um thriller psicológico, a vespa-rainha tem uma bela jogada de mestre e conseguia mexer com a mente de Steve e com a minha também.

Foi um livro inovador, imagine uma vespa-rainha invadindo nossos sonhos eu teria me "cagado" de medo. Achei o fato de ter vespas bem diferentes, a forma como o autor dominou a trama foi bem legal e segura, apesar de esperar um "tiquinho" mais de suspense, ficou bem fraco nesse sentido, no final senti falta de ação, mas nada que prejudique a história, foi um final satisfatório.

Os personagens foram todos bem criados e estruturados, o que mais me impressionou foi o vespeiro em si, eu nunca iria conseguir transmitir em palavras como seria um vespeiro por dentro e o autor foi tão sucinto que ficou perfeito demais. Outra coisa também muito belo é os desenhos que tem durante a história, somando muito com o livro e dando um toque todo especial, os desenhos foram feitos pelo Jon Klassen ilustrador de Coraline, então imagem só a perfeição.

Por fim, O Vespeiro é um livro que veio para tirar nosso eixo e fazer senti cada vez mais agonia das vespas, pelo menos a cada cena era um arrepio maior que o outro. Só peço que leiam!!!!!

Observações sobre o autor/livro:

Kenneth Oppel, nasceu em Port Alberni, uma cidade usina na Ilha de Vancouver, British Columbia, mas passou a maior parte da infância em Victoria, BC e na costa oposta, em Halifax, Nova Scotia. Quando tinha cerca de doze anos decidiu que queria ser um escritor (isso veio depois de decidir que queria ser um cientista, e depois de um arquiteto). Começou a escrever Sci-Fi épicos (a sua fase Star Wars) então passou a contos de espada e feitiçaria (a sua fase de Dungeons and Dragons) e depois, durante as férias de verão quando tinha quatorze anos, iniciado em uma divertida história sobre um menino viciado em videogame (escrito, claro, durante sua fase de games). Não acabou sendo muito longa, e então reescreveu no próximo verão. O Vespeiro foi publicado em 2017 pela Record no selo Galera Record com 240 páginas. Classificação: 4/5

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Olá, Brubs.
    Não sabia sobre esse livro ainda. E já me interessou. O enredo é bem diferente do que eu tenho visto por ai. E nunca li um livro que tenham vespas. E gostei de saber sobre as ilustrações. Se der eu vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bom?
    Que bom que você gostou do livro. Eu achei interessante por dar esse terror psicológico. Achei legal, essas coisas sempre me fazem refletir!
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  3. Oi Brubs!
    Só de pensar em vespas meu nariz já começa a coçar!
    Não conhecia o livro ainda, achei bem diferente!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá Aline, tudo bem? Nunca tinha escutado nada sobre esse livro e, sim, essa temática parece ser bem diferente. Fiquei bastante interessada por conta do enredo nos mostrar uma perspectiva do Steve em relação a situação do irmão, sou daquelas que adora um drama. Será que encontro bastante disso no livro?
    Beijos.

    https://enquantoleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Brubs,
    Eu não conhecia o livro e acho bem diferente do que estou acostumada a ler.
    Me parece um drama beeeem intenso, até que fiquei interessada, viu?
    Vou querer ler!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir