Anatomia de um excluído, Andrea Portes


01/08/2017
Brubs.

Um romance recheado de humor sobre uma menina dividida entre a popularidade e os seus sentimentos
De fora, Anika Dragomir é a terceira garota mais popular da escola. No íntimo, ela sabe que é uma freak: um misto de pensamentos obscuros, planos vingativos e, se os boatos estiverem corretos, DNA de vampiro (afinal, seu pai é da Romênia). Mas ela mantém tudo isso bem escondido por trás do gloss labial e longos cabelos ondulados. Afinal, um passo fora da linha e a nazista ultrapopular Becky Vilhauer fará de sua vida um inferno na Terra.
E, para piorar mais as coisas, de uns tempos para cá, Anika anda obcecada com o loser mais recluso de todos: Logan McDonough.
Desde que ele apareceu na escola de lambreta, vestindo um casaco de couro e emanando um ar de mistério, ela não consegue pensar em outra coisa. Mas seria insano desperdiçar sua popularidade por um pária como ele, ainda mais quando Anika cai nas graças de Jared Kline, o crush desejado de todas as garotas da cidade.
Dividida entre dois pretendentes e cansada de fingir ser uma garota malvada para agradar Becky, Anika, pela primeira vez, está prestes a tomar coragem para se defender e colocar Becky em seu devido lugar.

Livro cedido em parceria pela editora Galera Record

Sinopse auto explicativa, vou direto ao que achei e senti com o livro.

Já começo discordando da sinopse um pouco, não achei o livro tão recheado de humor assim... tem suas partes de humor mais não tanto assim. É um livro no estilo sessão da tarde, é leve e fácil de ler. Ou seja, um livro juvenil. 

Como a maioria dos livros juvenis a pessoa quer ser a mais popular, porém esconde todo um mundo de segredos por baixo do tapete. Anika é sim essa pessoa, mas ela consegue também ser totalmente diferente ao mesmo tempo, mesmo com medo de ser pega pela tal Becky, ela faz seus planos darem certo por debaixo dos panos, eu me lembrei muito do filme Meninas Malvadas, porém, no filme a garota meio que se da mal e é exposta para o colégio inteiro... só não vou dizer se é nesse sentido que acontece, vocês vão ter que ler. 

O livro todo é muito bem escrito, a autora não deixou a peteca cair, segurou a história com muita firmeza o tempo todo, algumas atitudes de Anika deixou claro que era uma adolescente, em momento algum a autora deixou de mostrar isso, o que achei legal, porque já li alguns livros que isso acabou se perdendo e as atitudes de alguns personagens as vezes não condiz com a história descrita. Aproveitando e já falando que os personagens foram muito bem construídos, nenhum deixou a desejar. O que mais gostei foi o fato de Anika talvez ser mestiça, seu pai é da Romênia, então ambos podem ser vampiros e é esse lado meio obscuro de Anika que deixou com um fundo meio gótico, ela foi minha personagem preferida.

Para finalizar, Anatomia de um excluído, foi uma surpresa, pois pensei que seria só mais um livro juvenil, mas o final dele, aaaaaah o final... O final desse livro é pra acabar com todo esse humor que falei no início, foi uma final trágico, mas ao mesmo tempo um final com verdades expostas e um final muito lindo e merecedor. Se eu recomendo a leitura? Maaas é lógico que sim!!!!

Observações sobre o autor/livro:

Andrea Portes é uma autora americana. Suas publicações incluem: Hick, Bury This, Anatomy of a Misfit (Anatomia de um excluído) e The Fall of Butterflies (O Tempo das Borboletas). Anatomia de um excluído foi publicado aqui no Brasil em 2017 pela Record no selo Galera Record com 320 páginas. Classificação: 4/5.

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Olá, Brubs.
    Eu achei essa capa tão sem graça que não olharia para o livro duas vezes. Mas sabendo mais sobre a história eu acho que é um livro que quero ler. Gosto de livros assim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oie!! a capa tbm não me chamou atenção e sim a sinopse, leia é uma boa historia

      Excluir
  2. Oi Brubs,
    Em alguns pontos me lembrou PLL. Essa questão de ser má apenas para ser parte de um grupo 'popular'.
    Quero ler, ainda mais por esse elogio ao final.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É daqueles livros que eu leria pela capa... Achei uma gracinha! E é bom que seja uma leitura leve, gosto de coisas assim!

    Beijo!
    CONTROVÉRSIAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não gosta, otimo livro para se intercalar e descansar daquelas leituras mais maçantes

      Excluir