Extraordinário, R. J. Palacio


24/02/2017
Aline Nascimento

August Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade...até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York. Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.
Acho que é como o Toque do Queijo, do livro Diário de um banana. As crianças tinham medo de encostar em uma fatia de queijo mofado na quadra de basquete. Na minha escola, eu sou o queijo mofado. 
August tem apenas dez anos mas já enfrentou várias batalhas na sua curta vida, infinitas cirurgias para tentar lhe deixar com uma aparência mais comum, o desprezo de alguns adultos e o medo das crianças quando olham para seu rosto. Mas o grande desafio do Auggie surge quando sua mãe lhe propõe que ele vá para uma escola, afinal sua educação sempre foi ministrada pela própria mãe em casa, Auggie e seu pai de início são contras, depois de algum tempo o pai de Auggie também concorda que receber uma educação adequada e tentar conviver com outras crianças será o melhor para Auggie, após algum tempo ele concorda e assim que ele coloca o pé dentro da escola os desafios começam.

Sr. Buzanfa (sim, esse é o nome do diretor da escola), apresenta alguns alunos para Auggie e pede que eles apresentem a escola e ajude na adaptação. Auggie irá enfrentar crianças que tem pena dele, crianças que tem medo dele, e até crianças que tem nojo dele, como se Auggie tivesse alguma doença contagiosa, mas apesar de tudo isso essa criança irá conquistar AMIGOS verdadeiros, crianças que vão enxergar a personalidade engraçada e inteligente de August.

O livro é divido em oito partes além da visão de Auggie, conhecemos um pouco da Via irmã mais velha do Auggie, entendemos como a vida dela mudou a partir do nascimento do seu irmão, como ela encarou ter que ser "deixada" de lado e ter toda atenção do seus pais voltados para o pequeno Auggie; temos a visão de Miranda, Summer, Jack amigos de Auggie, e Justin namorado da irmã; é muito bacana ter a visão desses personagens, traz uma visão de fora, uma visão mais real.

Deixei o livro parado na minha estante por muito tempo, peguei ele apenas por causa de um clube do livro que participo, li essa história em um dia, é um livro rápido, fluído e com capítulos curtos, uma história que deveria ter conhecido antes, um livro lindo, sensível e tocante, cheio de reflexões e ensinamentos.

Obsevarções sobre o autor/livro:

R.J Palacio atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Extraordinário é o seu primeiro livro. Para difundir a mensagem a autora iniciou uma campanha antibullying no site www.choosekind.tumblr.com da qual milhares de crianças já participam. O livro foi publicado em 2013 pela editora Intrínseca com 318 páginas. Classificação 5/5.

Comentários via Facebook

24 comentários:

  1. Ai, Aline!!! Como não amar Extraordinário, não é?
    Essa história é tão profunda, e apesar de ser infanto-juvenil é uma ótima leitura para todas as idades.
    Amei sua resenha <3

    Beijos,
    S de Sarah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Sarah...
      Também indico para qualquer pessoa de qualquer idade...
      Beijos

      Excluir
  2. Olá, Aline.
    Eu tenho esse livro na estante desde que lançou. Comprei um para dar de presente para uma amiga e acabei comprando um pra mim também. Mas até agora não li ele. Mas como vai estrear o filme, acho que vou ler e espero gostar.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Sil também ficou na minha estante muito tempo e hoje me arrependo disso...
      Beijos

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Esse livro é simplesmente perfeito, nos traz mensagens lindas demais. Amo ele! <3

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Larissa tudo bem...
      Tem muitas mesnsagens lindas e de reflexões mesmo ♥
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Aline! Eu não li ainda, mas gosto da capa e da premissa. com certeza é um livro que adoraria ter na minha estante. Espero conseguir ler antes da adaptação para o cinema!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi leia sim, agora vou aguardar a adaptação.
      Beijos

      Excluir
  5. Legal seu blog, se puder passa lá no meu, to recomeçando!

    http://legaljunior.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline,
    Eu AMOOOOOOOO Extraordinário!!!
    Não vejo a hora do filme estrear com o lindinho do Jacob.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale
      Também estou esperando a adaptação, espero gostar assim como o livro.
      Beijos

      Excluir
  7. Esse é um dos livros mais lindos que já li na minhas vida!
    O melhor de tudo, é como você disse, o livro é narrado pelos outros personagens, tornando a história mais real. Tipo, eu amo a irmã dele e sinto dó dela também porque deve ter sido muito difícil crescer ao lado de um irmão, onde tudo relacionado a ele era mais importante, mesmo que não seja culpa dele.
    Amo Extraordinário!!!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é lindo mesmo ♥
      Gostei muito de ter outras visões, também adoro a Via!
      Beijos

      Excluir
  8. Oi, Aline. Já ouvi muito sobre o livro mas tenho muito receio de ler pois não me sinto preparada para tantas emoções. Sei que o livro cativa, aborda temas difíceis e é tocante, mas ainda não estou ok para começar a leitura, mesmo assim não descarto a hipótese.
    Beijo! http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriã
      É sim umeijos tema difícil, mas por ser narrado por uma criança traz uma certa leveza para narrativa... Não descarte não, leia sim.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Line....eu li o livro a um tempinho e amei. É um livro lindo com uma lição sem igual. Eu sempre indico r não vejo a hora de ver o filme.
    Amei sua resenhei sempre otima.
    Bjos, Brubs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruuuuuuu
      Obrigada! Aguardando muito o filme agora.
      ♥ Beijos

      Excluir
  10. Esse livro é magnífico. Eu li a uns dois anos atrás eu acho, e amei muito. Cheio de ensinamentos para a vida :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Monique traz vários ensinamentos.
      Beijos

      Excluir
  11. Esse livro é muito lindo, um dos melhores que já li <3

    Beijos
    www.colecionandoprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei encantada Ellen!
      É uma reflexão para vida ♥
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Line, amiga essa leitura foi incrível, fico imensamente feliz em mediar o Avalon com você, a leitura em conjunto fez toda a diferença!

    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei feliz em compartilhar essa leitura e essa experiÊncia com vc! Beijos

      Excluir