A sala dos répteis, Lemony Snicket [Desventuras em série #Livro2]


01/02/2017
Aline Nascimento


Lemony Snicket é um autor que não pode ser acusado de falta de franqueza. Sabe que nem todo mundo suporta as tristezas que ele conta e por isso - para que depois ninguém reclame - faz questão de avisar: 'Se você esperava encontrar uma história tranqüila e alegre, lamento dizer que escolheu o livro errado. A história pode parecer animadora no início, quando os meninos Baudelaire passam o tempo em companhia de alguns répteis interessantes e de um tio alto-astral, mas não se deixem enganar...'
Os Baudelaire têm mesmo uma incrível má sorte, mas pode-se afirmar que a vida deles seria bem mais fácil se não tivessem de enfrentar o tempo todo as armadilhas de seu arquiinimigo: o conde Olaf, um homem revoltante, gosmento e pérfido. Em 'Mau Começo' ele deu uma pequena amostra do que é capaz de fazer para infernizar a vida de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire - e aqui as coisas só pioram.

Após todos os desastre em "Mau começo" os irmãos Baudelaire estão seguindo para casa de um novo tutor o dr. Montgomery Montgomery (tio Monty) um herpetologista (especialista em cobras), no começo eles ficam um pouco assustado pois tudo dentro e fora da casa do tio Monty remete as cobras,  desde as árvores na entrada da casa até seu relógio de parede, e dentro da casa encontra-se a sala do répteis uma enorme sala com diversos répteis (incluindo cobras), mas o que de começo parece assustador se torna uma surpresa agradável para os irmãos. Tio Monty é uma pessoa boa e morar com ele talvez não seja tão ruim assim, e parece que os dias ruins com o Conde Olaf realmente ficou para trás.

Porém como estamos falando de Desventura em série sabemos que os infortúnios fazem parte da vida de Violet, Klaus e Sunny; tio Monty perde seu assistente e para substituir é enviado Stephano seu novo assistente porém de imediato os irmãos reconhece que na verdade Stephano não passa de Conde Olaf disfarçado, mais uma vez ele não terá piedade e tentará de qualquer forma chegar até a fortuna dos Baudelaire.

O segundo livro da série tem a mesma fórmula e as mesmas características do primeiro, em todos os momentos somos avisado pelo narrador que a vida dos irmãos é um desastre, que caso queira fechar o livro e procurar uma história mais feliz ok, afinal sorte é uma coisa que os irmãos Baudelaire não conhecem, é uma narrativa fluída e rápida de ser lida.

Está disponível na Netflix a 1ª temporada da série. A série está baseada nos quatro primeiros livros.


Observações sobre o autor/livro:

Lemony Snicket é o pseudônimo de Daniel Handler que nasceu em 1970, o segundo livro da série foi publicado no Brasil pelo selo Seguinte em 2001, o livro contém 177 páginas, classificação 4/5.
Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Oi Aline,

    Eu li o primeiro livro dessa série tem muito tempo, mas me lembro de ter gostado. Tanto que estou namorando aquele box lindo e pretendo comparar em breve. A série eu vi uma parte do primeiro episódio e não gostei muito, vou insistir, mas sei lá, tô achando que não vou gostar. :/

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, o box é lindo mesmo! E a série assisti quatro episódios e gostei bastante! Beijos

      Excluir
  2. Oi Aline, tudo bem?

    Eu ainda não li os livros e nem acompanhei a série, mas tenho vontade. O narrador parece mesmo ser um grande destaque!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi tudo e vc?
      Com certeza o narrador faz a diferença...Beijos

      Excluir
  3. Ooi Aline,
    Li o primeiro livro e gostei bastante mas também vi os primeiros eps da série e achei super fiel ao livro, agora não sei se vou continuar a ler os livros, mas certeza que vou acompanhar a série \o/
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mandy...
      Também achei os primeiros episódios super fiel...eu pretendo continuar com os dois...Beijos

      Excluir