Mau começo, Lemony Snicket [Desventuras em série #Livro1]


06/01/2017
Aline Nascimento


Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Klaus, Sunny e Violet, são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso, roupas que pinicam o corpo e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere".


Mau começo primeiro livro da série Desventuras em série composta por treze livros nos apresenta os irmãos Baudelaire, Violet irmã mais velha tem 14 anos, uma menina inteligente, uma inventora. Klaus tem doze anos e seu maior prazer encontra-se no livros, leitor ávido, perde várias horas de sono dentro de uma história (alguém se identifica?), Sunny apenas um bebê de colo que tem quatro dentes afiados e adora morder tudo que tem pela frente inclusive as pessoas quando precisa.

Nos primeiros capítulos os irmãos estão na praia quando Sr. Poe um banqueiro os encontra para informar a pior notícia da vida deles, ocorreu um incêndio na casa deles e os pais não sobreviveram. Como são menores de idade eles precisam de um tutor; Violet só poderá administrar a fortuna deixada pelos pais quando atingir a maior idade. Sr. Poe informa que os órfãos irão morar com Conde Olaf, um parente muito distante porém próximo geograficamente, a partir desse momento e que compreendemos como os irmãos sofrem e atraem desgraças. Conde Olaf se mostra um ser humano horrível e cruel.

Enquanto vamos acompanhando todas as barbaridades que os três passam o narrador sempre menciona que se esperamos algo bom nessa história podemos procurar outro livro, afinal essa história não tem momentos felizes, mesmo sendo avisados e notificados, me peguei ignorando o narrador e torcendo para que os irmãos tivessem momentos bons e claro que isso quase nunca acontece.

É um livro sensacional, para ser lido em algumas horinhas, o diferencial dessa história e a criatividade do Lemony Snicket, o narrador faz toda diferença, ele conversa com o leitor em vários momentos, insiste para que não prosseguimos na leitura, tem uma opinião própria, no meu ponto de vista o narrador é o principal personagem dessa narrativa.

Dia 13 de janeiro estreia 1ª temporada da série na Netfix. A série está baseada nos quatro primeiros livros.


Observações sobre o autor/livro:

Lemony Snicket é o pseudônimo de Daniel Handler que nasceu em 1970, o primeiro livro da série foi publicado nos Estados Unidos em 1999, no Brasil o livro foi publicado pelo selo Seguinte em 2001, o livro contém 148 páginas, classificação 5/5.
Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Oi, Aline!
    Sou louco para ler toda a série. Já tentei comprar, inclusive, mas não rolou. O narrador parece ser ótimo mesmo. Li outro livro do autor, mas também era outro gênero, e gostei. Creio que essa série tem muito a me mostrar. Possivelmente irei adorar.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro!
      Estou gostando bastante, com certeza o narradador faz a diferença, depois pretendo ler outros livros do autor.
      Abraço

      Excluir
  2. Olá, Aline.
    Eu devia ter ouvido o narrador, porque sou dessas que ama livros felizes e essa série é tão triste. Muita dó dessas crianças. A leitura é super rápida, eu li os livros todos em menos de uma semana. Mas infelizmente não gostei tanto assim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil...
      É verdade, sentimos muita pena dos irmãos. Eu estou gostando bastante, porém ainda estou na leitura do segundo livro, ou seja ainda tem onze pela frente rs.

      Excluir
  3. Oi Aline!
    Eu li só o primeiro livro da série, gostei mas achei bem deprê. Quero assistir a série do Netflix, estou curiosa.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora
      É bem deprê mesmo, mas estou gostando bastante. Estou bem ansiosa aguardando a série sexta-feira na netflix.
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, Aline!
    Fiquei mega feliz de finalmente encontrar outra blogueira que também está falando sobre os volumes da série. Eu comecei a ler na madrugada do Natal e desde então estou viciada! Espero que a adaptação do Netflix seja tão incrível quanto os livros *o* Adorei sua resenha e estou à espera das próximas! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia... é muito bom encontrar pessoas falando do mesmo livros né...Não vejo a hora de assistir a série sexta-feira...Muito obrigada.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Aline!

    Desde que assisti ao filme, há anos diga-se de passagem rsrs, eu tenho vontade de ler os livros da série! espero poder fazer isso em 2017 e estou super ansiosa pela adaptação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi..
      Não assisti o filme ainda acredita?
      Obrigada pel visita...
      Beijos

      Excluir
  6. Eu assisto ao filme e achei o enredo bem interessante, mas não sabia da existência dos livros. O enredo é muito interessante e estou muito curiosa pra assistir a série na Netflix.
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gaby,
      Também quero muito assistir a série, sexta-feira tá ai...
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Aline,

    Eu li esse livro tem um tempão e lembro pouco do enredo. Quero muito comprar a famosa caixa e terr a coleção. O filme eu gostei bastante e pretendo acompanhar a série na Netflix. É um livro criativo e totalmente diferente do que estou acostumada.

    Bjs, @dnisin
    www.sejacult.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise tudo bem?
      Tem muita criatividade nesse enredo mesmo!
      Beijos

      Excluir